quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Alternativas para levar a luz para todos

O Programa Luz Para Todos, criado em 2003 no governo Lula e mantido pela presidente Dilma Rousseff, tem por objetivo universalizar o acesso à energia elétrica aos lares brasileiros.

Inicialmente se previu a conclusão do projeto até 2008, mas ao longo das atividades, percebeu-se que a quantidade de brasileiros sem luz e as dificuldades para chegar com a eletricidade até suas casas eram maiores do que o imaginado.


Segundo dados do Ministério das Minas e Energia, até hoje o Governo Federal investiu algo em torno de R$ 20 bilhões, atendendo a mais de 3 milhões de moradias, possibilitando às pessoas desfrutarem de conforto com o uso de iluminação e aparelhos elétricos. 


O Censo de 2010 apontava cerca de 378 mil casas sem luz no país, mas a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) acaba de divulgar levantamento das distribuidoras de energia concluído no último dia 18, mostrando que o Brasil tem ainda aproximadamente um milhão de moradias nessa condição, quase três vezes o número censitário. 

As casas que ainda estão no escuro ficam em locais de acesso extremamente difícil e o custo médio para levar energia a cada uma delas através de quilômetros e mais quilômetros cabos tradicionais e milhares de postes é estimado em aproximadamente R$ 17.300,00.

Família dispõe de painel solar em habitação remota (Foto: Genesis Energia)

Os Estados do Pará e Bahia concentram a metade dos cidadãos não atendidos pelo Programa e como as distribuidoras não podem comprometer mais de 1% do montante arrecadado em tarifas para as obras de ampliação, o prazo pode vir a ser estendido. 

ALTERNATIVAS PARA PRODUZIR ENERGIA

A instalação por fios em longa distância é inviável não apenas pelo alto custo e pelo tempo demandado em obras, também são empecilhos os obstáculos naturais como matas, rios, vales e montanhas e o próprio impacto ambiental que as redes de energia tradicionais produzem. 

Existem exemplos de boas alternativas que em situações como estas são muito mais interessantes, tais como o uso de painéis fotovoltaicos (energia solar) e aerogeradores (energia eólica), geradores a diesel ou gasolina, micro-usinas hidrelétricas, entre outras.

Na imagem abaixo, divulgada pela ANEEL, observa-se uma miniusina de geração de energia fotovoltaica instalada em uma comunidade amazonense, em um dos vários projetos piloto que integram o Programa Luz Para Todos.

Painéis solares no Amazonas (Foto: Clic Notícia)

FOGÃO QUE PRODUZ ELETRICIDADE

Uma empresa brasileira já produz um fogão a lenha dotado de uma caldeira de água que, durante o preparo dos alimentos, gera vapor e movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia, a qual é armazenada em uma bateria capaz de manter em funcionamento um refrigerador por 24 horas e um televisor, um rádio e algumas lâmpadas a LED por algumas horas. 

Esse aparelho tem custo em torno de um terço do que custaria em média a instalação elétrica por cabos em comunidades remotas, foi distribuído gratuitamente pelo Governo do Acre para muitas famílias através da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento” (BID). 

Fogão Geralux genuinamente brasileiro produz eletricidade (Imagem: BMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário