sábado, 29 de dezembro de 2012

Iemanjá gosta de praia limpa

A grande festa de ano novo se aproxima e com ela a sujeira deixada na praia por pessoas que desrespeitam profundamente os seus semelhantes, o mar e toda a natureza. E também desrespeitam Iemanjá profundamente.

Rosa branca (Foto: site Culturamix)


São copos, garrafas, restos de alimentos e embalagens e uma infinidade de outras porcarias e até mesmo alguns itens que expressam de um jeito errado a fé de pessoas com boas intenções, mas ecologicamente e religiosamente mal orientadas.

Barquinhos e flores e até bebidas e frascos de perfume são lançados ao mar como gesto inocente de fé por essas pessoas, mas será mesmo que Iemanjá, a rainha de todas as águas, quer que você emporcalhe a praia e o oceano dela? 

Você já voltou à praia na manhã seguinte e viu que todas essas coisas são rejeitadas e devolvidas pelo mar? Se você fosse Iemanjá, a mãe de todos os Orixás, gostaria de ter sua casa entulhada de sujeira?

COMO FAZER CORRETAMENTE SUA OFERENDA

Sobre isso, encontrei em um site especializado a expressão da opinião do Esotérico e Babalorixá Daniel Atalla, que reproduzo logo abaixo, mostrando como você pode mostrar seu amor e sua devoção a qualquer Orixá sem agredir o meio ambiente. Veja o que ele diz:
Durante as comemorações e homenagens a Iemanjá, os rituais são muito bonitos. Porém, nos dias consecutivos, a sujeira que toma conta das praias é, no mínimo, preocupante.
Vivemos uma realidade na qual a natureza vem nos mostrando as consequências catastróficas da falta de zelo pelo nosso planeta.
Quando vejo a praia cheia de ‘sobras’, penso no que Iemanjá deve achar disso. Ninguém gosta de ver a própria casa bagunçada, suja, e mesmo que com a melhor das intenções, é isso que fazemos com o reino dela.
Existem inúmeras formas de rituais tão poderosos quanto os tradicionais, realizados sem agredir a natureza. Afinal de contas, a fé também pode - e deve - levar em conta a responsabilidade ambiental.
Jogar ao mar apenas as pétalas de sete rosas brancas, borrifadas com essência de alfazema, é uma alternativa.
Nada de vidro cheio do perfume e cabos com espinhos: certamente, Iemanjá será grata pela sua oferenda e, tanto a natureza quanto os próprios banhistas também.

Sujeira na praia: jeito errado de fazer sua oferenda a Iemanjá

Assim como Daniel Atalla, outros reconhecidos Babalorixás recomendam que você ofereça apenas as pétalas de sete rosas de cor branca, que podem ser borrifadas com perfume de alfazema, mas garantem que existem outras formas de homenagear a rainha. Vale lembrar que Iemanjá não gosta de bebidas.


Então está combinado: Não deixe os talos das rosa, o frasco de perfume, restos de velas ou qualquer outro objeto na praia. Velas só devem ser acesas em locais apropriados, junto aos pés da rainha e quanto às outras sobras, jogue tudo no cesto lixo.

E não esqueça de prestar suas homenagens à rainha das águas também no dia 2 de fevereiro (dia de Nossa Senhora da Conceição).

Iemanjá, Janaína ou Dandalunda, a rainha das águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário