segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Rua arborizada é tudo de bom

Rua arborizada em Lisboa (Foto: viverlisboa.org)

Morar na cidade, em uma rua asfaltada e iluminada é hoje mais que uma necessidade ou desejo, é um estilo de vida para a maioria das pessoas, mas nem todos atentam para um item tão importante quanto o asfalto e as luzes da rua: as árvores. 

A arborização das cidades pode amenizar o incômodo causado pelo excesso de radiação solar, aumentar a umidade e deixar o ar mais fresco, proporcionando conforto térmico e sensação de bem estar.

As árvores mantém a estabilidade do micro-clima, filtram gases poluentes como os emitidos pelos automóveis, retém poeira incômoda, servem como barreiras visuais - proporcionando mais privacidade - e para o excesso de vento, abafam o ruído, retardam o escoamento de água de chuva, amenizando a erosão e as enchentes e podem influenciar no regime pluvial. 

É importante lembrar que o aumento de infiltração de água no solo proporcionado pela presença de árvores ajuda a manter vivas as nascentes.

As árvores podem servir de abrigo para pássaros que se alimentam de pequenos insetos, contribuindo para o equilíbrio ecológico do entorno e evitando a proliferação de pragas e agentes causadores de doenças.

Além de tudo, uma cidade arborizada é mais bonita, agradável de ver, sendo inquestionável a importância estética e paisagística que tem uma árvore, faz bem inclusive para a mente.  Uma casa em uma rua arborizada é sempre mais valorizada. Quem não gosta de uma sombra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário