segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Acidentes com animais venenosos

Entre os meses de dezembro e março, costumam aumentar em cerca de 30 por cento os acidentes com animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas. É importante saber o que fazer quando uma pessoa for picada. E mais ainda: o que não fazer.
Jararaca (imagem do site Cobras Brasileiras)

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE

Enquanto é providenciada alguma maneira de remover a pessoa até o serviço de saúde mais próximo, lave o quanto antes o local picado com bastante água e sabão, ou mesmo só com água, o importante é fazer uma boa higienização.

Mantenha elevada a parte do corpo atingida pelo animal peçonhento e ofereça goles de água para a vítima beber e se manter hidratada e a socorra com urgência ao serviço de saúde. Mantenha a calma, mas tenha em mente que cada minuto é precioso. 

É recomendável que você ligue para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo telefone 192, informe sobre o acidente e responda a todas as perguntas do atendente, mesmo que esteja em local inacessível às viaturas de resgate ou que você esteja bem perto de um hospital seja muito mais rápido levar a vítima pessoalmente.


lave bem o local da picada
ofereça água para a vítima

mantenha erguido o local afetado
leve a pessoa ao serviço de saúde mais próximo

Informe todos os detalhes possíveis, especialmente o tipo do animal que picou a pessoa. Se for possível ver e identificar o animal, informe as suas características ao profissional de saúde.

O QUE NÃO FAZER EM NENHUMA HIPÓTESE


O uso de torniquete pode provocar lesões graves e até perda de membros por falta de circulação sanguínea, portanto não faça.

Nunca cortar ou furar a pele, isso pode ajudar a espalhar ainda mais o veneno e expõe a pessoa a infecções secundária, jamais faça isso.

não corte e não fure o local da picada

não faça torniquete

Se o animal que causou o acidente puder ser contido e capturado com absoluta segurança (apenas se você souber exatamente o que fazer), pode facilitar na identificação da medicação mais apropriada, podem ser evitados outros acidentes no mesmo local e ele ainda pode ser usado para a produção de antídoto para salvar as vidas de outras pessoas no futuro.

Não mate o animal. Lembre-se sempre que nós, humanos, somos os verdadeiros invasores. respeite todas as formas de vida. Não acumular lixo e entulho é a forma mais eficiente de afastar animais peçonhentos e asqueirosos de nossas casas.

Caso você deseje saber mais sobre cobras, escorpiões, lacraias, lagartas de fogo (taturanas) e aranhas e como prevenir e tratar acidentes com pessoas e animais, visite o site Cobras Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário