sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Planta vive 53 anos em garrafão

Algumas coisas carecem de uma melhor verificação para acreditarmos, mas, caso sejam verdadeiras, são realmente incríveis. É o caso de uma planta mantida dentro de um garrafão de vidro que o jornal The Sun publicou  neste dia 24.

Segundo noticiado, o aposentado David Latimer garante que há 53 anos colocou um punhado de terra, quatro mudas de Trapoeraba (Tradescantia fluminensis) e um pouco de água em um enorme garrafão de vidro e o vedou com uma rolha, não o abrindo nunca mais e que a planta se manteve viva todos esses anos, reciclando continuamente a água e a atmosfera internas ao recipiente.

A nutrição da planta foi garantida durante todo esse tempo pela ação de microorganismos, que ajudaram na decomposição dos restos de suas folhas e assim ela se manteve crescendo e florescendo por mais de cinco décadas, recebendo do meio exterior apenas a luz do sol.

Ele quis comprovar a teoria de que plantas poderiam sobreviver com auto-suficiência em ambientes completamente isolados e para a sua satisfação, uma das mudas se desenvolveu com vigor. Uma experiência digna de nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário