segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Verão exige cuidado com os raios

É comum chover nas tardes quentes do verão e os banhistas devem estar atentos, saindo da água e da faixa aberta de praia e procurando um abrigo em lugar fechado antes da chuva começar, pois é muito alto o risco de serem atingidos por raios. Piscinas, e toboáguas também oferecem um risco alto de acidente.

O mesmo vale para os praticantes de esportes radicais que se aventuram por rios, cachoeiras e trilhas em matas e montanhas, que devem pelo menos se proteger dentro de veículos totalmente fechados durante a chuva.

Foto: Shutterstock/Terra


CAMPANHA DA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil do Estado de São Paulo faz campanha especialmente na faixa litorânea para que as pessoas se protejam dos raios, muito comuns nesta época, advertindo que todos os anos acontecem centenas de incidentes provocados por descargas elétricas da atmosfera, resultando inclusive em mortes.


O diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergência, tenente Marcelo Kamada, orienta que a pessoa que presenciar um acidente do tipo deve informar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Os Bombeiros possuem treinamento especializado para socorrer as vítimas.
"Nós desenvolvemos campanhas preventivas em todo o litoral paulista este ano e o ano passado também. Nós colocamos faixas orientando a população a não permanecer no mar quando estiver chovendo com trovoadas" - afirma o tenente.

Assuntos relacionados: Cartilha "Proteção contra raios".



CASAL MORREU EM BERTIOGA

Na tarde de ontem um casal de Itupeva, interior do Estado, caminhava de mãos dadas por uma praia de Bertioga, quando uma descarga atmosférica os atingiu. As vítimas foram socorridas ao pronto socorro da cidade, mas faleceram.

O engenheiro de alimentos Thiago Ribeiro da Costa e a enóloga Inês Marques Pestana da Cruz, que se conheceram nos Estados Unidos e casaram em 2009, passavam férias na casa de um amigo.

Pelo menos seis mortes provocadas por raios já foram registradas no país apenas neste ano.

Fontes: Portal do Governo do Estado / Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário