domingo, 24 de fevereiro de 2013

Aprenda a fazer vassoura com garrafa pet

Hoje qualquer pessoa consome produtos embalados nessas garrafas feitas de um polímero termoplástico chamado de politereftalato de etileno, ou simplesmente PET. Depois de se deliciar com um refrigerante gelado, que tal reaproveitar a garrafa?

Na época que fiz meu curso técnico na área de meio ambiente eu conheci essa vassoura bacana, mas confesso que ainda não fiz a minha por pura preguiça. Agora que encontrei este esquema passo a passo no site da Recicloteca, vou arregaçar as mangas e fazer. 


Veja como é fácil:


ANTES DE COMEÇAR ...

Reserve um espaço seguro, limpo e bem iluminado para trabalhar e tenha em mãos uma tesoura, um estilete, um perfurador ou algo similar e um martelo. É recomendável usar um alicate também.

Junte umas 20 garrafas PET de refrigerante daquelas de 2 litros, um cabo de vassoura, um pedaço de arame com pelo menos uns 10 centímetros e dois ou mais pregos pequenos.

Se você for criança, peça ajuda a um adulto. Se for adulto, convide as crianças de sua casa ou de sua rua para participar do projeto, tendo cuidado para que não se machuquem.

PONDO A MÃO NA MASSA

Retire os rótulos e remova o fundo de todas as garrafas com o estilete. 


Faça cortes lado a lado no sentido da altura da garrafa, desde a borda inferior até próximo à parte arredondada junto ao pescoço. Calcule uma distância de mais ou menos meio centímetro entre cada corte.


Separe duas garrafas e remova os gargalos de todas as outras com a tesoura.



Encaixe uma a uma as garrafas sem os gargalos, uma a uma, por cima de uma das garrafas que você deixou separada e portanto ainda tem gargalo.


Está pronta a base da vassoura.


Corte a parte superior da outra garrafa que você deixou separada e encaixe por cima da base da vassoura que você acabou de construir com suas próprias mãos.



Faça dois furos atravessando todas as camadas de garrafas e introduza o arame, depois amarre firme (é recomendável apertar com um alicate). Vire a ponta do arame para dentro para evitar que alguém se machuque.




Agora é só colocar o cabo no gargalo e fixar com pregos. Pronto! Você tem uma vassoura de garrafas PET e evitou que vinte garrafas fossem para o lixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário