quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como denunciar maus tratos em Jundiaí

Sempre me perguntam o que fazer quando presenciar uma situação de maus tratos a animais na cidade de Jundiaí e já cheguei a recomendar que procurassem mais informações em algumas ONGs daqui, mas recebi como retorno várias queixas que não houve uma orientação adequada e o problema persistiu.

Assim sendo, dei uma fuçadinha e verifiquei que existe um órgão municipal que realiza vistorias em locais suspeitos de ocorrerem maus tratos e abandono ou guarda irresponsável de bichos de estimação (como cães e gatos), de produção (como cavalos e cabras) e silvestres (como pássaros e macacos).

As denúncias devem ser feitas com responsabilidade e com o máximo de detalhes possível através do telefone 156  da prefeitura (de dentro do município) e o pessoal da COBEMA - Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal - vai averiguar e tomar providências.

O QUE É E O QUE FAZ A COBEMA

Trata-se de um órgão subordinado à Secretaria Municipal de Saúde para a conscientização e estímulo à posse responsável, com programas educativos e medidas punitivas para a mitigação dos maus tratos e abandono de animais no município.

Ela desenvolve atualmente programas de estímulo à adoção e preventivos de esterilização e identificação de cães e gatos, em parceria com clínicas veterinárias e ONGs que fazem feirinhas de doação e mutirões de castração, como o que será realizado neste final de semana e estamos divulgando aqui no blog.

A COBEMA tem autonomia para fiscalizar casas, sítios, empresas e outros locais onde possam haver bichos em situação inadequada e, se necessário, apreender e encaminhar para tratamento médico veterinário e para adoção e acionar órgãos policiais e ambientais, conforme o caso.

Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal
Telefones (11) 4582 2685 e 4582 2649
Rua Abraão Farrão, nº 8
Chácara São Francisco
Jundiaí - SP

Imagens: blog Imperador Latino e blog Telma Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário