terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Treine seu cão para ser um guia

O cão-guia é um animal treinado para auxiliar o deficiente visual a se locomover com segurança, liberdade e independência, substituindo a bengala com diversas vantagens, evitando transtornos e acidentes.

Infelizmente ainda existe muita resistência em liberar o acesso a esses cachorros em alguns lugares.
 
Há alguns anos a advogada Thais Martinez (foto) teve que processar o Metrô de São Paulo para ter o direito de acessar as estações e trens com seu amigo Boris, agora aposentado, após 9 anos de relevantes serviços.
A ação judicial começou em 2000, quando ela foi impedida de entrar com Boris em uma estação e se arrastou até 2006, quando um juiz reconheceu o direito da deficiente visual acessar lugares públicos com seu cão-guia.

a advogada Thais Martinez - pioneira (foto Daigo Oliva - G1)

ALGUMAS VANTAGENS DO CÃO-GUIA
  • Proporciona maior segurança, independência e liberdade;
  • Garante maior velocidade e desenvoltura na locomoção, já que é capaz de se antecipar a obstáculos, escolhendo para seu usuário o melhor caminho;
  • Desvia de obstáculos aéreos, tais como galhos de árvores e telefones públicos, que não podem ser detectados pela bengala;
  • Auxilia na travessia de ruas;
  • Encontra importantes pontos de referência, como escada, porta, elevador, cadeira, etc;
  • Facilita a inclusão social de seu usuário, pois tem o poder de aproximar as pessoas.
o animal protege e conduz com segurança o deficiente visual

SEJA UM VOLUNTÁRIO, CRIE UM CÃO-GUIA

Segundo o IRIS - Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social, o Brasil, que tem aproximadamente 1,2 milhão de deficientes visuais e há um grande déficit de cães-guia.

Você pode ser voluntário e criar um cachorro para ser guia, ajudando ele desenvolver algumas habilidades especias, como boas maneiras, boa sociabilidade, confiabilidade e responsabilidade.

Se você procura a oportunidade de fazer algo muito gratificante por alguém, dispõe de tempo (bastante), tem muita responsabilidade e um ambiente seguro e adequado para manter e educar um filhote durante um ano a um ano e meio, você pode colaborar.

Passado esse período, ele será levado para um treinamento mais apurado e será entregue a um deficiente visual, que poderá ter um companheiro fiel, carinhoso e responsável para ajudá-lo a caminhar pelas ruas, assim como você faz. Você estará fazendo a diferença na vida de alguém.

COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UM CÃO-GUIA

É importante lembrar que o cão-guia funciona como olhos para seu companheiro que não pode ver, portanto você teve seguir alguns critérios para se "aproximar" do bicho sem interferir na segurança do animal e de seu acompanhante.
  • Não toque, não fale, não alimente ou distraia de outra maneira o cão guia quando ele estiver trabalhando com seu companheiro, seja onde for.
  • Permita que o cão-guia se concentre em seu trabalho e o execute sem ser perturbado para a segurança de seu companheiro.
  • Não trate o cão-guia como um animal de estimação. Dê-lhe o respeito de quem está desempenhando um trabalho de suma importância.
  • Não se aproxime do cão-guia com outros animais. Nem com comida.
  • Não dê comandos ao cão-guia. Permita que o seu acompanhante os dê .
  • Não tente fazer exame do controle nas situações estranhas ao cão ou ao seu companheiro. Somente se o deficiente visual solicitar tente ajudar de acordo com o seu pedido.
  • Evite andar no lado esquerdo do cão guia em serviço, você pode se tornar uma distração e ele poderá se confundir. Ande de preferência no lado direito e com certa distância do deficiente visual e seu cão, o adequado são alguns passos atrás dele.
  • Não tente agarrar ou dirigir a pessoa quando o cão o guiar. Pergunte ao usuário do cão-guia se ele necessita do seu auxílio e, se ele precisar, ofereça o seu braço esquerdo.
  • Não seja super protetor quando o deficiente visual chegar em casa com o cão novo. Seja pensativo, paciente nos erros e acertos para inspirar a confiança dele. Com o tempo, você admirará a perícia do binômio homem/cão .
  • Não espere demais no começo. Lembre-se que o cão é novo e que a harmonia e a confiança completas vem com o tempo, use sempre a paciência, a perseverança. É com a convivência que vem os grandes resultados.
  • Não dê ao cão restos de comida ou petiscos inadequados. Respeite a necessidade do usuário do cão-guia de dar ao cão uma dieta equilibrada e manter seus hábitos saudáveis.
  • Não permita que as crianças arreliem ou abusem de brincadeiras com o cão-guia . Permita que esse herói descanse sem ser perturbado.
  • Não permita que seus animais de estimação ataquem ou intimidem um cão-guia, especialmente quando em trabalho. Permita que os cães se encontrem em território neutro quando todos os animais podem ser supervisionados com cuidado.
  • Não permita que o cão-guia se distraia quando em trabalho ou tome atitudes inadequadas como mendigar comida ou pular em pessoas. Peça ao seu acompanhante para corrigir todo o comportamento errôneo.Não interfira quando o vir corrigindo o animal.
  • Não deixe o cão-guia ignorado fora da casa, abandonado no quintal. Compreenda seu valor ao deficiente visual.
  • Não afague o cão-guia na cabeça quando ele estiver guiando. Sempre que for afagá-lo lembre-se de fazê-lo na área do ombro e somente com a aprovação de seu usuário (seja educado e peça antes).
Se você se interessar em ser um colaborador, pode encontrar com facilidade mais informações na internet . Espero ter contribuído para ajudar a divulgar o incrível trabalho dessas criaturinhas maravilhosas.

Paulo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário