biblioteca

Baixe aqui o relatório da ONU / PNUMA com recomendações para assegurar a segurança alimentar no mundo nos próximos anos, com destaque para o melhor aproveitamento de energia e cuidados com os resíduos gerados.

A população mundial demorou mais de 1800 anos para chegar ao primeiro bilhão de pessoas e apenas 12 anos para saltar de 6 para 7 bilhões. Teremos alimentos para todos?

Leitura recomendada para os pesquisadores, estudantes, ambientalistas e gestores públicos.


CUIDE BEM DA SUA CALÇADA

Para quem respeita as pessoas e quer construir ou reformar a calçada do seu imóvel dentro da lei e das normas de mobilidade e segurança, seguem aqui alguns links.

Recomendamos que você consulte a legislação específica de sua cidade e caso não exista, siga as regras básicas existente em outras leis e use principalmente o bom senso.

Guia prático para a construção de calçadas
Conheça as regras para arrumar a sua calçada (1) (São Paulo - SP)
Conheça as regras para arrumar a sua calçada (2) (São Paulo - SP)
Manual de calçadas da cidade de Santo André (Santo André - SP)
Norma NBR 9050:2004 (ABNT)
Guia das calçadas de Jundiaí (Jundiaí - SP)
Guia prático para a construção de calçadas (CREA - BA)
Guia básico construção e manutenção de calçadas (São Vicente - SP)

Não deixe de ler também o que nós do Instituto Arabá escrevemos sobre este importante assunto em nosso blog. Link: "A calçada no foco da mobilidade urbana".


UM POUCO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No site da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo você encontra vários cadernos de educação ambiental em formato PDF para ler online ou baixar para o seu computador.


É um material de altíssima qualidade, servindo como fonte confiável para estudantes e como uma base sólida de informação para orientar ações educativas de pais, professores, ativistas e outros multiplicadores e embasar projetos de prevenção e recuperação ambiental.

Nós listamos aqui todos os cadernos da série publicados até hoje, além de outras coisa igualmente interessantes, com uma breve descrição de cada um deles e atalhos para você ter acesso direto aos originais, bastando clicar sobre as imagens das capas ou em seus respectivos títulos em destaque. Não imprima, você ajuda a natureza economizando papel. Boa leitura!


Em linguagem acessível, o título traz informações sobre os aquíferos paulistas, para despertar e reforçar a consciência de preservação e proteção das nossas águas subterrâneas, fala de sua importância para a saúde e mostra como as alterações globais do clima afetam a sua disponibilidade e a sua qualidade e o que cada um de nós pode fazer a respeito.

Este trabalho fala sobre a pessoa que exerce a cidadania de forma ecologicamente correta, que não permanece apenas no campo teórico e se esforça para preservar e proteger o meio ambiente. Traz  uma série de idéias e dicas para economizar água e energia, reduzir o volume do lixo, evitar a poluição sonora e visual, fazer uso adequado dos recursos naturais, cuidar dos animais e muitas outras coisas interessantes. Leitura obrigatória.

Com o mote conhecer para preservar, a Fundação Florestal apresenta a você as belezas e a riqueza do sistema estadual de áreas protegidas, com suas vasta diversidade biológica, seus mananciais, a cultura de suas comunidades tradicionais, seus laboratórios de pesquisa, para que, conhecendo, você valorize sua preservação e usufrua seus benefícios.

Aborda a combinação de elementos que compõem os ecossistemas e a relação entre eles. São apresentadas informações sobre a riqueza da diversidade de animais e plantas, a interação da flora e da fauna com o clima, a atmosfera e os elementos minerais e orgânicos do solo e da água, a importância da variabilidade genética e muito mais. Este arquivo está em nosso disco virtual, porque o original está compactado (zip).

A prática do ecoturismo tem como bases a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e o envolvimento das comunidades locais, promove o encontro do homem com a natureza, sensibiliza e conscientiza para a importância da preservação e da conservação do meio ambiente, valorizando tradições culturais. Neste caderno você encontrará muitas informações sobre o ecoturismo no Brasil e no mundo.

Os já conhecidos "3R" da ecologia ganharam o quarto companheiro. "Reduzir, reutilizar e reciclar" já não bastam para o nosso planeta tão devastado, é preciso "recuperar". Este livro trata da gestão do lixo, envolvendo governos, empresas e a sociedade, para que ele deixe de ser um problema e se torne parte da solução para um mundo ecologicamente equilibrado.

A perenidade dos mananciais de água e consequentemente a sustentação da vida dependem da proteção e da recarga dos lençóis freáticos proporcionadas pela vegetação em seu entorno, que também servem como corredores ecológicos e mecanismos de retardo para as enxurradas e contenção do solo, evitando enchentes e escorregamentos de terra. Veja isso e muito mais neste caderno.

Muitos eventos denominados desastres naturais possuem causas humanas e podem ser prevenidos e evitados ou ter seus efeitos danosos minimizados. Esta importante publicação apresenta informações essenciais de geociências para contribuir com o aumento do conhecimento das pessoas, especialmente professores e outros agentes multiplicadores.

Empregando materiais e tecnologias verdes, nós podemos construir moradias sustentáveis, que demandem uma exploração menor dos recursos naturais e gerem menos resíduos. A eficiência energética e a conservação da água recebem atenção especial neste fascículo da série de Educação Ambiental, que aborda deste os cuidados ao adquirir um imóvel, até as políticas públicas relacionadas a construções sustentáveis.

Certamente você sabe escolher o que compra quando o assunto é preço ou qualidade, mas você leva em conta a sustentabilidade na escolha dos produtos que consome? Você sabe o que é selo verde? Já ouviu falar de segurança alimentar? Compra alimentos da época e produzidos na sua própria região? Eis aqui um livro muito bom sobre hábitos sustentáveis de consumo.

Vemos na internet e na televisão muita gente falando sobre esse tal de biodiesel, mas pouco de nós teve a oportunidade de conhecer de perto esse produto ou saber como ele é feito. Eu que já tive o privilégio de colocar a mão na massa e fazer biodiesel em laboratório, recomendo a você a leitura deste caderno, que vai te ajudar a entender a polêmica discussão sobre os biocombustíveis e sua disputa com a produção de alimentos.

Uma obra interessante para todos e voltada especialmente aos educadores, para contribuir com o fortalecimento da gestão ambiental através da conscientização e da mobilização social, formação de valores e práticas individuais e coletivas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Todo professor deve ler e aplicar os conceitos aqui expostos.

Para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura sustentável deve estar baseada "na conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriada, economicamente viável e socialmente aceitável". É sobre isso que este livro foi escrito.

Neste fascículo, começaremos entendendo conceitos básicos como o ciclo da água e as bacias hidrográficas, conheceremos os rios Tietê, Grande, Paranapanema, Ribeira de Iguape e Paraíba do Sul e veremos como a sociedade pode participar da preservação dos corpos d'água, evitando a sua poluição e prevenindo a sua escassez.

Um tema atual, polêmico e controverso, que apimenta debates em todos os níveis da sociedade. As alterações no clima provocadas pelas atividades humanas afetam a nossa qualidade de vida e expõem a riscos severos todo o equilíbrio ecológico do planeta e a nossa própria sobrevivência. Nesta obra são apresentadas as causas, as características e as consequências do aquecimento global, bem como propostas e medidas para sua contenção.

O caderno expõe as principais temáticas do tema, descrevendo sucintamente o ideal ambientalista, mostra a importância das legislação para a Gestão Ambiental e apresentando as principais leis federais e estaduais e os principais conceitos, instrumentos e meios de gestão. Leitura indispensável para o gestor, o educador e o acadêmico e recomendada para todas as pessoas.

Traz informações sobre a represa Billings, um reservatório artificial na região do Alto Tietê inicialmente projetado para a construção de uma usina hidrelétrica que não saiu do papel, fornece água para o consumo de mais de dois milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. O caderno aborda sua história, a biodiversidade aquática e a terrestre do seu entorno, legislação, projetos de conservação e outros assuntos interessantes.

O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - disponibiliza uma cartilha ilustrada, em linguagem bem simples, alertando sobre os riscos dos raios, o que você pode fazer para se proteger e principalmente o que não fazer para não correr risco de acidentes.



Clique na imagem da capa para baixar o material, ler e divulgar para os seus filhos, alunos, amigos...

Transforme os restos de alimentos da sua mesa em um excelente adubo orgânico para as plantas do seu jardim, horta ou pomar. Faça compostagem.


Baixe este material muito bom produzido pelo Fundacentro e leia aqui o que escrevemos sobre compostagem neste blog.

ESPECIAL ARBORIZAÇÃO URBANA

Reunimos vários guias e manuais para orientar você na escolha das árvores mais adequadas  e as formas corretas para o plantio em calçadas. Clique nos nomes para abrir os documentos em formato PDF.
Manual técnico de arborização urbana da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Guia de arborização urbana da AES Eletropaulo
Guia de arborização urbana viária da CPFL
Guia de arborização urbana de Campo Grande - MS

Alguns computadores podem não ter leitor de arquivos no formato PDF. Se você souber o que está fazendo, pode baixar e instalar o Adobe Reader. E caso você não tenha um programa descompactador instalado para abrir o caderno "Biodiversidade" que está no formato ZIP, sugerimos o uso do WinRar, um dos melhores do gênero e que pode ser baixado e instalado de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário